Mailing

O Mailing é a reunião de dados que acumula informações sobre consumidores ou empresas, dados que em geral (estruturados ou não) usam fontes públicas e privadas, são ferramentas utilizadas para tomada de decisões comerciais, análise de crédito, estratégias de marketing e vendas, seja o para campanhas com diferentes objetivos ou um estudo de mercado.

O que é um Mailing sobre Pessoa Física?

Geralmente é um mailing segmentado e oferece alguns filtros, mas se os registros não forem qualificados e eficientes ao invés de ajudar, atrapalha. Por isso escolher o provedor certo é fundamental na hora de investir em informações inteligentes, caso contrario a sua campanha esta fadada ao fracasso. Não pode errar na escolha do fornecedor, no geral a maioria oferece filtros como:

mailing

– Localização;
– Renda presumida;
– Faixa etária (idade);
– Estado civil;
– Sexo e perfil de classe social;
– Ocupação profissional C.B.O.,
– Empresa em que trabalha;

 

E quando o mailing é de Pessoa Jurídica?

No ambiente corporativo não é diferente, mesmo que o alvo esteja entre os maiores players do mercado ou mesmo os menores nichos empresariais, a atenção e o investimento para o tratar e atualizar essa base de dados precisa ser ainda mais assertiva, exige mais fontes (públicas e privadas), geralmente os filtros mais básicos são:

mailing pessoa juridica– Natureza Jurídica;
– Data de abertura;
– Porte (micro, pequeno, médio ou grande);
– Ramo de atividade CNAE,
– Faturamento anual presumido, etc.

 

Quando o assunto é enriquecimento de dados não é diferente, assim que uma empresa decide agir para qualificar sua base de dados, ela já esta frustrada com a forma como eles foram geridos, então percebem que tem um sério problema e ai descobre que sua equipe não têm a expertise para lidar com essa modelagem relacional do mailing, não por conta própria. Então contratam auxiliares para obter ajuda na tarefa, e logo no primeiro esforço, o gestor entende que não fez as perguntas certas, nem muito menos para aos profissionais certos.

Como reconhecer um provedor eficiente?

A empresa que coleta, acumula e massageia esse mailing precisa contar com a habilidade de especialistas e uma excelente estrutura tecnológica (nada barata), muita habilidade e relacionamento com o mercado, mas principalmente com uma equipe eficiente para gerir tudo isso. Por exemplo o profissional de Database Marketing e o Administrador do Banco de Dados fazem toda diferença quando o assunto é transformar informação desestruturada em dados poderosos para as áreas de planejamento, administrativo, financeiro, comercial e principalmente de marketing e vendas.

Segundo Kotler…

A segmentação de mercado está no cerne da estratégia de marketing. A segmentação de mercado começa não com a distinção de possibilidades de produto, mas sim com a distinção de interesses ou de necessidades de clientes…. Kotler, 1990

 

Segmentação é a divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou compostos e marketing distintos. Armstrong e Kotler, 1993.

 

O que diz o Wikipédia sobre mailing.