Mailing

Quando você decidi construir o seu próprio mailing, você pensa em comprar uma lista de contatos? …Bom eu preciso te avisar que comigo você não compra dados de suspects, cadastro de contatos ou listas e-mail e etc, mas certamente posso te ajudar a construir uma base sólida de leads (visitante qualificado que informa seus contatos manifestando suas intenções sobre um produto ou serviço) e se não puder ainda sim vou te ajudar revelando o que eu faria se estivesse em seu lugar.

Nessa abordagem você não quer incomodar o alvo na hora de capturar “intenções”, por isso ao construir o seu mailing segmentado o meio de acesso é sem dúvida a mídia digital como Facebook, Linkedin, G+ e etc…

Ok… Fábio Mello, mas se é apenas isso, qual a novidade?

070179Resposta: Celeiros digitais, Newsletters de jornais, revistas, blogs, portais, redes sociais de nicho, além de poderosos e discretos grupos no Facebook e Linkedin, sem esquecer as centenas de celeiros que reúnem desde os menores nichos entre a população até os mais segmentados grupos corporativos.

Alguns esquecem que esses celeiros digitais são altamente ativos e a sua audiência é segmentada.

Estou certo que você não tem dúvidas sobre essas fatos:

  • O atributo intenção tem uma vida útil, e por que não agregar valor logo no começo?
  • A resposta ao lead tem que ser rápida diante da manifestação de interesse sobre um produto ou serviço;
  • Você não vai querer desanimar o visitante do seu site com uma página confusa;
  • Pergunta: Você vai executar todo esse processo para morrer na praia?

De um passo a mais na segmentação com uma página de pouso segmentada e objetiva, segundo o Google 73% das pessoas abandonam a página se não encontram o que procuram no primeiro olhar, você precisa de uma landing page objetiva, nesse link eu descrevo sobre as métricas para essas páginas www.meiosdeacesso.com.br.

A função do mailing para compor a pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado que antecede o planejamento da campanha precisa ser confiável, em qualquer lugar no mundo o Mailing é a reunião de dados que acumula informações sobre consumidores ou empresas, dados que em geral usam fontes públicas ou privadas. Esses dados são massageados por empresas como Diretrixon, Serasa, Unitfour, Multibr, Geofusion entre outras que no mercado são conhecidas por usarem fontes confiáveis e estruturam esses dados permitindo uma pesquisa de mercado eficiente, afinal insights são fundamentais para tomada de decisões comerciais, análise de crédito, marketing e vendas.

Sobre o Mailing quando o alvo é Pessoa Física.

Quando você deseja construir um mailing segmentado de pessoa física, escolher o canal certo é fundamental na hora de investir uma campanha de marketing direto. Eu mesmo já obtive ótimos resultados com alguns dos diferentes celeiros digitais como guiademidia.com.br, isso por que os provedores tem o opt-in da sua audiência e a taxa de abertura dos e-mails que eles mandam é muito mais alta.

Quando você já tem o perfil do prospecto definido e classifica por grupos como ouro, prata e bronze, por impulso as empresas costumam usar os atributos abaixo para realizar suas pesquisas de mercado antes de segmentar uma campanha on-line, seja no Facebook, no Google Adwords, Linkedin ou qualquer outra mídia social esses filtros podem ser usados tranquilamente.

mailingAlguns filtros básicos:

  • Localização;
  • Profissão;
  • Faixa etária (idade);
  • Estado civil;
  • Sexo e perfil de classe;
  • Social e cultural;

Sobre o Mailing quando o alvo é Pessoa Jurídica.

No ambiente corporativo não é diferente, mesmo que o alvo esteja entre os maiores players do mercado ou mesmo os menores nichos empresariais, a atenção e o investimento para o tratar e atualizar essa base de dados precisa ser ainda mais assertiva, O Linkedin vem se demonstrando um dos melhores provedores de dados para relacionamento B2B, outros celeiros digitais como mostra o guiademidia.com.br. não só pela liberdade de segmentação, mas principalmente pelos meios de acesso, nesse ponto o marketing digital pode não só apoiar mas fazer toda diferença nessa demanda:

Alguns filtros básicos:

  • Natureza Jurídica;
  • Data de abertura;
  • Porte (micro, pequeno, médio ou grande);
  • Ramo de atividade, etc.
Sinais de que você precisa de ajuda para enriquecer os dados.
  • Quando o assunto é enriquecimento de dados, assim que uma empresa decide agir para qualificar sua base de dados, ela já esta frustrada com a forma como eles foram geridos.
  • Percebe o problema, vê que sua equipe não pode lidar por conta própria na modelagem relacional do mailing.
  • Sua empresa contrata auxiliares para obter ajuda na tarefa, e espera solução para estruturar os seus dados.
  • Logo no primeiro esforço o gestor entende que não fez as perguntas certas, nem para os profissionais certos.
  • Sim… é fato que esse projeto para ser bem sucedido precisa de ajuda especializada!
  • Segmentação segundo Kotler…
  • A segmentação de mercado está no cerne da estratégia de marketing.

A segmentação de mercado começa não com a distinção de possibilidades de produto, mas sim com a distinção de interesses ou de necessidades de clientes…. Kotler, 1990

Segmentação é a divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou compostos e marketing distintos. Armstrong e Kotler, 1993./